sábado, 10 de janeiro de 2015

Tortilla de abobrinha e cebola


Uma "tortilla" (em italiano: frittata) é um prato popular da gastronomia de muitas culturas, fácil de fazer e comer, uma alternativa à proteína animal das carnes, ótima para variar o cardápio.
Por tradição, uma tortilla pode ser consumida tão quente, no almoço e na janta, quanto fria, na hora do lanche ou como petisco.
Em acampamento, no café da manhã uma tortilla é uma opção diferente aos ovos mexidos; Durante uma expedição ou outra viagem, uma fatia de tortilla, entre duas de pão de forma, é um lanche perfeito a ser consumido no meio do caminho com gosto e sem muitas complicações .
A tortilla, preparada com antecedência e deixada resfriar, fica muito gostosa e com uma boa consistência. Com uma tortilla de quatro ovos dá para preparar quatro ou até cinco sanduíches para uma merenda no meio de uma remada ou uma caminhada por alguma trilha.

Ingredientes

4 ovos
1 abobrinha
1 cebola
3 colheres de azeite de oliva
1 pitada de cominho
sal fino

Para um bom êxito na preparação de uma tortilla, o fator mais importante é uma frigideira de boa qualidade,  de preferência antiaderente.
Esquentar o azeite na frigideira e por a cebola cortada finíssima para dourar. Acrescentar a abobrinha, também cortada bem fininha, colocando as fatias aos poucos, em camadas, dando uma forma homogênea aos alimentos, mas sem compacta-los muito. Temperar com uma pitada de cominho, ajustar de sal e cobrir com a tampa. Deixar cozinhar assim por uns oito/dez minutos.
Bater bem os ovos numa tigela com uma pitada de sal. Versar os ovos batidos na frigideira, lentamente, para deixar os ovos se espalhar bem dentro da frigideira. Cobrir com a tampa e deixar cozinhar por mais uns cinco a oito minutos.
Retire a tampa e com a espátula, solte a tortilla das bordas da frigideira e faça descer pro fundo o ovo ainda não cozido. Fique mexendo na frigideira no fogo com gestos circulares, para ter certeza que esteja toda solta do fundo da frigideira.
Agora cubra de novo a frigideira com a tampa e vire-as de 180º com rapidez e cuidado ao mesmo tempo. Coloque a frigideira de volta pro fogo e ponha também de volta a tortilla da tampa para a frigideira para terminar de cozinhar, pegando um tom dourado, mas não queimado, no outro lado.
Serve-se quente com arroz e uma salada mista no almoço ou jantar; fria, no pão para uma merenda, ou cortada em pedacinhos, como petisco.

   



Nenhum comentário: