quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Teju


Nome em inglês: Common tegu
Nome científico: Tupinambis teguixin
Há também o teiú-do-cerrado (Tupinambis merianae)

Outros nomes populares de etimologia tupi-guarani: tuu, teiú, teijú, tiú, tejú-guasú, tejú-tará, tejú-guasú-tará (camaleão), teiú-oby (verde ou azulado), tejú-tinga (branco) tejú-pytá ou piranga (vermelho), tejú-kuatiá (pintado), tejú-pará...

Ordem: Squamata
Família: Teiidae
Distribuição geográfica: Do sul do Amazonas ao norte da Argentina. Em quase toda a América do Sul, exceto a oeste dos Andes.
Habitat: Florestas, Cerrados e Caatingas
Hábitos alimentares: Onívoro. Ele come frutas, ovos e insetos.
Reprodução: Desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação. Outro dado: 4 a 8 ovos, postos num cupinzeiro.
Período de vida: Aproximadamente 16 anos.

O teiú é o maior lagarto da América do Sul e bastante comum, mesmo em áreas já exploradas pelo homem, vivem em buraco e preferem morar em sítios e chácaras, perto das casas, para se aproveitar dos restos de comida, dos quais se alimenta. Acusado de invadir galinheiros para roubar ovos, é largamente caçado no interior e sua carne tem fama de ser boa, muito parecido com a carne de galinha. É heliófilo, predador oportunista e generalista, podendo consumir vegetais, artrópodes, outros vertebrados e carniça.

Mede quase 2 metros comprimento, da ponta do focinho até a cauda. A cauda do teiú é maior que seu corpo, e é usada como arma funcionando como um chicote que dá dolorosas lambadas nos seus inimigos, embora uma mordida desse lagarto também possa machucar. Como a maioria dos animais silvestres, porém, o teiú não enfrenta o homem, mas foge quando se sente ameaçado.

Bom nadador e capaz de subir em árvores, o teiú não hesita em trepar num arbusto para capturar grilos, borboletas, ou mesmo pequenos vertebrados. Para desovar, entretanto, prefere o solo e geralmente a fêmea abre um buraco num cupinzeiro para pôr os ovos. Essa estratégia garante uma proteção extra, porque rapidamente os cupins fecham o buraco aberto em sua moradia, e assim os ovos incubam protegidos de qualquer predador.

Fonte: WikiPedia

Nenhum comentário: