Calendário



Todos os dias são bons dias para zarpar por uma expedição IGARUANA, autentica aventura em canoa no coração do Nordeste brasileiro. Mas, como veremos abaixo, existem dias melhores que outros para o bom resultado da jornada. Por exemplo, viajar nos dias de lua cheia garante uma iluminação noturna natural de rara beleza, assim como na lua nova è possível apreciar o céu todo estrelado. Durante a época da chuva, que começa por volta da segunda metade de fevereiro e se extende até o fim de junho, com a maior concentração das precipitações nos meses de março e abril, a Natureza se expressa de forma exuberante. Tudo fica verde até o setembro, quando o calor seco do sol começa a castigar a vegetação. No verão o nível das águas do rio baixa sensivelmente e grande porções de terra até então submersas voltam à tona, desenhando novos contornos e criando ilhas e ilhotas habitadas só pelas aves típicas da região. É em lugares como estes que nós acampamos durante as expedições IGARUANA, zelando para não deixar alguma marca de nossa passagem, senão na nossa memória.
A experiência adquirida nos ensina que os dias da semana melhores para a saída de uma expedição de quatro ou cinco dias são a quarta ou a quinta feira, mas também o sábado e o domingo são uma boa opção às vezes. Já para poder chegar no dia certo nas cercanias de Jucurutu e comprar frutas frescas e outros alimentos na feira livre do domingo è preciso sair com a justa antecedência: na madrugada da quarta feira. A época melhor para a expedição Itacoatiara é de março até setembro, quando o Riacho da Pedra Lavrada tem bastante água para tomar um banho refrescante ao chegar ao fim da trilha.

Confira no blog o post relativo às datas melhores para uma expedição IGARUANA nos próximos meses e veja qual se encaixa melhor com seus planos de viagem.


Logo depois ter identificado as datas que mais lhe interessam, entre em contato conosco pelo email para marcar o dia de saída da nossa próxima aventura na Natureza.