domingo, 9 de setembro de 2012

O proeiro e o jacumã

O proeiro,como diz o nome, é o remador que fica à proa de uma canoa: além de motor propulsor da embarcação, ele tem a incumbência de ficar sempre atento aos possíveis obstaculos perigosos, sejam eles à vista ou submersos: pedras, árvores, mourões, estacas etc.
O impacto mais ou menos violento com algum desses obstáculos pode danificar gravemente ou até afundar uma canoa, prejudicando o bom êxito da jornada.
O proeiro ideal então tem vista boa e reflexos prontos. Com seu remo empunhado firmemente, o proeiro deve evitar a colisão perigosa da embarcação com um obstáculo imprevisto, apoiando a pá do remo nele e afastando com decisão a proa, eventualmente protegendo a borda ameaçada com o mesmo remo, acompanhando o seguimento da canoa até onde der.
Um proeiro experiente reconhece os pequenos sinais na superficie da água que identificam os obstáculos submersos e logo avisa o piloto que mudará subitamente a direção da canoa para evitar o choque perigoso. A maior atenção do proeiro é também muito importante nas proximidades da beira-rio ao chegar em área desconhecida ou notoriamente perigosa. O cultivo à vazante, tipico das beiradas ribeirinhas perto de vilas e fazendas, é caracterizado por trincheiras de pedras e/ou cercas de estacas e arame farpado, que adentram no rio por dezenas de metros, acompanhando o desnível e ficando à vista ou submersas dependendo da época do ano. O maior cuidado è necessário ao aproximar-se dessas áreas, reduzindo a velocidade da canoa e ficando de olhos bem abertos.
Um bom entendimento entre o proeiro e o piloto é fundamental para otimizar os esforços de ambos os remadores. O uso de poucas palavras-chave permite comunicar-se sem mal-entendimentos desnecessários.
A palavra-chave mais usada é "troca", isto é, para mudar o lado da remada. Quando, durante longos percursos, o proeiro cansa de remar do mesmo lado, propõe a "troca" e espera a confirmação do jacumã; isso permite que o piloto esteja pronto para a manobra e a canoa não perca o rumo durante a ação. Quando é o piloto a falar "troca", isso equivale a uma ordem e, sem demora, o proeiro deve trocar o lado da remada. Isso acontece habitualmente para contrastar ventos ou correntes que impedem a canoa de seguir no rumo certo.
O jacumã, palavra tupi que significa popa e por extensão piloto de canoa, é o remador que fica à popa da canoa: além de motor propulsor da embarcação, ele é o leme da canoa, que controla e muda a direção da embarcação durante a navegação e nas manobras de saída e chegada em portos e beiradas. Utilizando seu remo como leme, o jacumã mantém o rumo da canoa, corrigindo o desvio que inúmeros fatores causam o tempo inteiro, entre os quais vale a pena destacar: o menor impulso que a remada do proeiro tem em relação a do piloto e a influencia de ventos e correntes.

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