Recomendações


Recomendação # 1 - Capa de chuva

Para os tripulantes e os passageiros das canoas IGARUANA, durante passeios e expedições fora da baia de treinamento, é obrigatório levar uma capa impermeável tipo "anorak", mesmo em dia claro e com previsões de tempo bom. Mudanças bruscas podem ocorrer e uma eventual chuva ou uma forte ventania podem atrapalhar muito a condição física e mental dos participantes, gerando cancaço, mau humor, mal-estar e até um resfriado ou uma gripe nas horas seguintes.
É importante lembrar que a capa impermeável, assim como qualquer outra roupa, deve ser vestida sempre por baixo do colete salva-vida.
Se for necessário vestir a capa de chuva dentro da canoa, é recomendável o maior cuidado ao tirar e vestir o colete salva-vida; sempre que possível é melhor encostar a canoa à margem, para vestir a capa e ajustar de novo o colete à vontade. O guia IGARUANA deve auxiliar os outros, com firmeza e discrição, sempre que for necessário.

Recomendação # 2 - Lanterna de cabeça

Ao sair por um passeio pela parte da tarde, o guia IGARUANA deve levar sempre consigo uma lanterna de cabeça perfeitamente funcionante e verificar que no equipamento da canoa esteja presente um pacote de pilhas apropriadas para a lanterna. Em caso de atraso na volta à base, a lanterna de cabeça será uma luz de sinalização da canoa no escuro e auxiliará com sucesso nas manobras de chegada à base.

Recomendação #3 Protetor solar

Consideradas as características climáticas do Nordeste brasileiro, durante as horas mais quentes do dia (9:00h a 15:00h) é fortemente recomendado o uso de protetor solar¹ no rosto, na nuca e no dorso das mãos, que ficam expostos à poderosa ação solar. Naturalmente quem prefere remar usando as luvas deverá proteger somente o rosto e a nuca². É importante repetir a aplicação do protetor após algumas horas.

¹ O fator de proteção depende do tipo de pele, mas deverá sempre ser preferido alto, para evitar infaustas queimaduras.

² O uso do chapéu de palha IGARUANA coadjuva na proteção do rosto e da nuca.