quarta-feira, 18 de julho de 2012

História e prática da canoagem


por Sarah Winkler

Não há como dizer exatamente onde a canoagem começou, mas as canoas já estão em circulação há milhares de anos. Muitos anos atrás, arqueólogos descobriram, em meio a antigas ruínas com idade estimada de 8.000 anos, os restos de uma canoa esculpida.
Existem duas teorias sobre a origem do termo "canoa". Alguns dizem que a palavra tem sua origem nos índios Arawak. Originalmente soletrada como canoa, a palavra foi anglicizada como "canoe". Outra teoria propõe que o termo seja derivado da palavra kenu ou kanu, que significa "escavado"
Apesar da canoagem hoje ser considerada um esporte, ao longo da história as canoas foram usadas como transporte. Pistas da história das canoas indígenas podem nos ajudar a entender como chegamos ao atual uso das canoas. Na América do Norte, as primeiras canoas eram usadas pelos povos indígenas do Caribe para viajar entre as ilhas.
No decorrer da história, mesmo no século passado, a canoa evoluiu daquelas feitas de troncos até as canoas modernas, feitas de alumínio e fibra de vidro. Os Seminoles na Flórida e os Choctaws no Golfo do México viajavam em canoas escavadas - feitas de troncos de árvores. A oeste das Montanhas Rochosas, os Nativos Americanos usavam botes de pele. Um parente próximo da canoa moderna, a canoa de casca de bétula, era usada pelos Nativos Americanos, exploradores, missionários e caçadores. Como ela agüentava cargas enormes e servia para todos os tipos de condições, como águas mansas, lagos abertos, rios velozes e águas costeiras, ela era perfeita para navegar pelos cursos de água norte-americanos.
Como a canoa teve um papel tão importante na colonização do continente norte-americano, a embarcação também foi mencionada freqüentemente em canções, poemas e pinturas. Em especial, Henry Wadsworth Longfellow enfatizou a importância da canoa para a cultura dos Nativos Americanos no fim do seu poema épico americano "The Song of Hiawatha". Ao fim do poema, Hiawatha aceita os missionários cristãos e lança a sua canoa de casca de bétula rumo ao pôr-do-sol no oeste, para nunca mais retornar.
Assim que o exploradores europeus chegaram à América do Norte, eles acharam as canoas bem práticas e começaram a usá-las. De fato, os europeus ficaram impressionados com as avançadas habilidades de engenharia que os Nativos usavam para projetar canoas sofisticadas.
Em vez de troncos com o miolo retirado, essas canoas eram estruturadas e construídas com vários tipos de madeira que eram unidos com cola feita de árvores.
Em 1603, Samuel de Champlain foi o primeiro explorador a registrar as dimensões das canoas dos Nativos Americanos. Ele escreveu que elas mediam cerca de 7 metros, com largura de 1,27 metros , e suportavam cerca de 454 quilos de carga. Os franceses usaram as canoas para estabelecer o comércio de peles e explorar ainda mais a região que hoje chamamos de Canadá e a região principal dos Estados Unidos.
A canoagem possui raízes profundas na história do mundo e continua a atrair entusiastas com todo o tipo de histórico.


Imagine a empolgação enquanto a sua canoa abre caminho no meio da água, em sintonia com as suas remadas. Você flutua em um lago plácido e seu corpo e mente estão em sintonia com o vento que sopra por entre as árvores. Não há qualquer motor para interferir com o som do rio que flui. Os amantes da canoagem sempre retornam para se recolher na natureza e fugir do tumulto da vida moderna. Ela é terapêutica e calmante, além de oferecer um exercício extensivo e compensador.
A canoagem consiste simplesmente em impulsionar uma canoa com um remo, usando apenas a força humana dos músculos. Ela é popular ao redor do mundo como forma de recreação e esporte, embora ainda seja usada em alguns locais como transporte. Você pode achar clubes e lojas de canoagem em praticamente qualquer cidade que tenha um rio, lago ou mar. A canoagem também é um evento esportivo oficial das Olimpíadas, atraindo atletas das modalidades masculina e feminina. Ela está até mesmo abrindo novos mundos de oportunidade para aqueles com dificuldades físicas.
Apesar da canoagem poder parecer a última palavra em atividade pacífica e tranqüila, ela também se desenvolveu na forma de um esporte radical com ritmo acelerado e extenuante. Canoagem em corredeiras e a prática de caiaque são muito populares também. Canoístas e praticantes de caiaque navegam por rios furiosos ou embarcam em expedições radicais para locais distantes, levando todo seu equipamento em suas canoas.

fonte: http://viagem.hsw.uol.com.br/canoagem.htm

Nenhum comentário: