quinta-feira, 2 de julho de 2020

Janeiro - Junho de 2020: um semestre de boas chuvas


O 2020 começou com uma chuva simbólica logo no dia 1º de janeiro, mas que, afinal das contas, não foi um mês de muitas precipitações. Contudo houve boas precipitações em regiões limítrofes, não choveu muito no Sítio Araras. No histórico dos últimos cinco anos, o janeiro de 2020 ficou na penúltima posição, com uma diferença quase quatro vezes menor que o melhor registro do período. Maior chuva do mês, no dia 8 com um registro de 32 mm/m². 
Fevereiro, pelo contrário foi um bom mês de chuvas e a maior chuva do período aconteceu no dia 2, com um registro de 38 mm/m². 
No mês de março, assim como em janeiro, as chuvas foram escassas, ainda mais considerando que se trata de um dos dois meses de "inverno" no Vale do Assu; no histórico dos últimos cinco anos, ficou na última posição, com uma diferença quatro vezes menor que o melhor registro do período. Maior chuva do mês, no dia 12 com um registro de 25 mm/m². 
Chuvas acima da média no mês de abril, que também faz parte do "inverno" no Vale do Assu. Alguns açudes menores da região sangraram e outros alcançaram um bom volume. A barragem ARG passou do 50% de seu volume máximo. As maiores precipitações de abril, no dia 23 (46 mm/m²) e 21 (40 mm/m²). 
Chuvas acima da média no Sítio Araras, também no mês de maio, contudo não seja geralmente um mês de grande precipitações. O registro mensal foi mais que o dobro daqueles do mesmo período em 2017 e 2018. Choveu bastante ao longo do mês inteiro, sem registrar grandes precipitações: maior chuva do mês foi no dia 15, com um registro de 15 mm/m². A barragem ARG alcançou em maio o 61% de sua capacidade total. Isso não se acontecia mais desde 2012. 
No mês de junho, este ano choveu bem, como raramente acontece no período; o registro mensal em 2020 é maior da soma das precipitações dos quatro anos anteriores; inclusive, a maior precipitação do mês (dia 9 com 36 mm/m²) foi uma das maiores do ano. O volume da barragem ARG ultrapassou em junho o 66%. 

Janeiro .................... 46,0 mm/m² 
Fevereiro ............... 146,5 mm/m² 
Março ...................... 94,0mm/m² 
Abril ......................... 226,0 mm/m² 
Maio ........................ 75,0 mm/m² 
Junho ....................... 82,5 mm/m² 

Total do primeiro semestre de 2020 ....... 670 mm/m²

[foto de Jack d'Emilia]

Nenhum comentário: