sábado, 26 de agosto de 2023

Caminhada na mata

Caminhar na mata é bom demais! A contato direto com a Natureza, podemos regozijar-nos com todos os sentidos e, com um pouco de sorte, avistar algum bonito exemplar da fauna silvestre em seu hábitat natural.

Não dá para embrenhar-se numa trilha na mata de bermuda, camiseta e sandália. O fator segurança — fundamental em qualquer atividade ao ar livre — deve ser considerado em todos os pormenores, a começar das roupas que vestimos. Aqui vão algumas minhas sugestões.

[foto 1] Para uma caminhada simples, sem exigências especiais, eu sugiro utilizar umas calças jeans, folgadas e resistentes, com uma camisa de algodão de mangas compridas. A melhor opção de calçados é um bom par de botas para trilhas, resistentes, com solado esculpido para ter uma pegada firme e cano médio ou alto para dar suporte aos tornozelos.

[foto 2] Um chapéu de palha de aba normal protege do sol, mas também mantém afastados do rosto folhas, galhos e cipós nos quais podemos esbarrar no meio do caminho. Dos mesmos perigos, os óculos protegem os olhos; não é recomendado usar óculos de lentes muito escuras, pois caminhando por baixo das árvores pode ter luminosidade reduzida. As luvas de tecido são uma proteção básicas para as mãos, evitando o contato direto com plantas urticantes e formigas agressivas. Em caso a caminhada tenha um nível de dificuldade maior, podemos utilizar luvas de couro. 

Um lenço de algodão grande — 70 x 70 cm é um bom tamanho — tem tantas utilidades que eu sugiro levar dois, não só um.

Um bastão de bambu, com um metro de comprimento, é leve e resistente; um válido apoio suplementar durante a caminhada nas trilhas de solo irregular, serve também para afastar o folhame do caminho e manter à distância algum cachorro nervoso que esbarrar na nossa frente. Utilizamos o bastão como extensão do braço para remexer nas pedras, folhas secas etc. que possam esconder algum perigo (cobra, escorpião, formigas). Caminhando, bater o bastão nas pedras — tok tok — de vez em quando, avisa as cobras da nossa presença; as vibrações das batidas chegam até elas, que ficam entocadas para evitar ser mortas à toa. Quem preferir, pode usa um cajado em lugar do bastão.

[foto 3] Indispensáveis ao sair por uma caminhada, um cantil de água fresca e um pequeno lanche energético e frugal (fruta, castanhas, rapadura). Em caso a excursão dure o dia inteiro, a quantidade de alimentos e água deverá ser maior, mas sem exagerar na hora de comer e beber. 

[foto 4] Sobre a faca e o isqueiro não precisa dizer muito, são objetos úteis que devemos usar com todo cuidado para evitar ferir-se ou tocar fogo na floresta toda.

A lanterna de cabeça pode tornar-se útil se a caminhada durar mais que o previsto e o anoitecer pegar-nos no meio do caminho.

Um apito pode ser útil em caso seja preciso pedir ajuda, numa situação de emergência. Saiu da trilha e se perdeu, ou machucou e não pode andar; não fique em pânico, beba um pouco de água e sinalize sua posição desta forma:

- dê três apitos com duração de 3 seg. cada, com 2 seg. de pausa entre eles

- coloque as mãos em cone ao redor da boca e grite "sooo - cooo - rrooo" com toda sua voz.

Repita isso três vezes, com uma pausa de um minuto entre elas. Deixe passar quinze minutos antes de repetir. Fique na escuta, não perca a calma. Repita o processo até algum soccorso chegar.

RECOMENDAÇÕES

- respeite a natureza; não mate os animais silvestres, inclusive os que lhe parecem insignificantes ou nojentos; não corte inutilmente a vegetação; não acenda um fogo, se não for cozinhar; não descarte lixo durante a caminhada

- coloque seu equipamento e acessórios numa bolsa a tiracolo ou numa mochila; fique com as mãos livres

- faça pausas breves e lanches leves

- caminhando, não olhe pro panorama; olhe para onde anda e coloca os pés; olhe pra sua frente a dez metros de distância, depois olhe pra esquerda e direita à breve distância. Para olhar o panorama e tirar foto, pare por um minuto num local apropriado e seguro

- se não conhecer bem a região, dê preferência a trilhas já existentes, frequentadas eventualmente por moradores locais; saia da trilha por uma breve variante , mas volte nela para seguir o percurso principal da jornada 

- sempre avise alguém sobre suas atividades, especificando o local da caminhada e a duração estimada

- se não tiver muita experiência, domínio dos rudimentos de orientação, prevenção dos acidentes e primeiros socorros, pratique atividades ao ar livre em companhia de quem sabe o que fazer. Existe uma vasta gama de literatura específica a respeito disso: leia, aprenda e ponha em prática para testar seu conhecimento 

ADVERTÊNCIAS

ALÉRGICOS a picadas de insetos, plantas urticantes etc: dobre os cuidados costumeiros e leve os medicamentos que possa ser necessário tomar

ALÉRGICOS a caminhadas na mata: fique em casa e assista a um documentário na tevê; afinal, cada um gosta do que quiser 

Nenhum comentário: