sábado, 23 de junho de 2018

Poling - um outro meio de propulsão na canoagem turística


A maioria das pessoas que praticam a canoagem turística, ou de aventura, utilizam como meio de propulsão, quase exclusivamente, o remo; mas é bom lembrar que, naturalmente, existem outros meios para manobrar uma pequena embarcação,  entre os quais o "poling".
O "poling" é nada mais nada menos que a habilidade de impelir a canoa utilizando uma longa vara (varejão) de madeira, metal, ou outro material, como o bambu, a fibra de vidro etc. Ao invés de utilizar o remo, o canoeiro fica em pé na sua embarcação, utilizando o varejão para descer e subir rios, atravessar lagoas e pântanos de águas não profundas. Este sistema de propulsão é particularmente eficaz para remontar rios de pouca fundura, com certa facilidade e pouco esforço.
Um bom varejão de madeira roliça, com duas polegadas de diâmetro, ou feito com um cano de alumínio, com uma polegada de diâmetro, deve ter um comprimento de aproximadamente 3,50/4 metros. Um tamanho maior pode ser útil em casos específicos, que cada canoeiro deve avaliar pessoalmente .
A madeira deve ser escolhida por sua resistência e flexibilidade, bem levigada e protegida para não apodrecer. As duas extremidades do tubo de alumínio devem ser fechadas com tampas de metal, ou borracha. A principal vantagem da vara de alumínio, respeito à de madeira é o peso, bem menor.
Atualmente, eu utilizo uma vara de alumínio com 3,5 metros de comprimento, tampas de borracha nas duas extremidades e marcas (feitas com fita isolante) na metade de seu comprimento e nalgumas medidas intermédias (35-70-100cm), para identificar rapidamente a fundura da água, ou a posição de uma pedra.
O varejão, além de cravado no fundo do rio, para impelir a canoa, pode ser utilizado como um longo remo; contudo não seja provido de uma pá em sua extremidade, pelo tamanho da alavanca, possui uma força notável.
Assim como um remo, o varejão pode ser utilizado para efetuar umas largas varreduras e girar rapidamente a canoa.
Em águas baixas e com pouca, ou média, correnteza, o varejão é muito mais útil que qualquer remo; o esforço físico acaba sendo menor e a postura ereta, em pé no meio da canoa, nos permite de visualizar com facilidade eventuais obstáculos à nossa frente e, também, apreciar o panorama com uma vista mais ampla que quando estamos sentados.
Após dominar um pouco a técnica, praticar o "poling" fica muito divertido.

Nenhum comentário: