sábado, 27 de dezembro de 2014

Carnaúba

Carnaubal à periferia de Itajá - RN
A carnaúba (nome científico Copernicia prunifera) é a palmeira sertaneja do Nordeste. A árvore de vida longa já teve sua beleza e exuberância divulgada em páginas da literatura brasileira. Escritores como Mário de Andrade, José de Alencar e Euclides da Cunha a destacaram em suas obras. Seu nome é derivado do tupi e significa árvore que arranha, por conta da camada de espinhos que cobre a parte inferior do caule.
A planta nasce em solos arenosos, alagadiços, várzeas ou margens dos rios. O tom das folhas é verde, levemente azulado, em virtude da cobertura de cera. Estudos indicam que a cera natural é uma proteção da carnaúba para evitar a perda de água e, assim, adaptar-se bem as regiões secas, como a Caatinga.
É a partir dessa cera natural que se produz papéis, batons, vernizes, sabonetes, discos de vinil e outros itens. A cera é retirada manualmente. As folhas são cortadas, passam por um processo de secagem ao sol e a película vira um pó, sendo depois batida para ser separada da palha. Depois de levada ao fogo junto com água vira uma calda da qual se obtém a cera líquida. Os estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte são os principais produtores.
Todos os povos do grupo macro gê ainda praticam a “corrida da arvore”, a qual os índios xucurus  chamam “montêgoni corroveara” usando termos do idioma “brobo” também falado pelos janduis, canindés, panatis, moxoros, pegas e curemas. A palavra “corroveara” significa carnaubeira. 
Os indios Tarairiú do Vale do Assu também faziam corridas com toras de carnaúba. Nessas ocasiões, os homens exibiam suas qualidades fisicas para as mulheres e novos casais se formavam.
A carnaúba chega a alcançar até 15 metros de altura. Seu caule reto e cilíndrico tem um diâmetro que varia de 10 a 20 centímetros. A árvore dá frutos no período que vai de novembro a março. São esverdeados quando jovens e ficam roxos quando amadurecem. Seus frutos são bem aproveitados para alimentar animais de criação. Já a polpa serve para a produção de farinha e extração de um líquido leitoso. A sua amêndoa também é usada em substituição ao pó de café. Para isso, basta ser torrada e moída. As folhas servem para fazer telhados de casas e as fibras viram sacos, cestos, redes.
Confeccionados com a palha da carnaúba, os artesanatos produzidos dessa palmeira são bastante diversificados. Bolsas, cestos, chapéus, caixas, esteiras, bandejas e objetos variados para decoração são confeccionados por meio do trançado da palha.