quinta-feira, 1 de maio de 2014

O diário de bordo


Todos os que participaram de uma expedição IGARUANA devem lembrar-se de quando, à noite no acampamento, depois ter jantado e já prontos para dormir, me veem deitar na rede, com a lanterna de cabeça ligada e meus caderninho e lapis nas mãos, para anotar os acontecimentos do dia.
Sim, eu faço um diário de bordo de cada expedição: às vezes um relato lacônico, outras cheio de detalhes.
Eu fico anotando tudo o que aconteceu de interessante ao longo do dia, além das informações gerais: clima, ventos, horários de saída e chegada nos locais de parada intermédia e pernoite, distancia aproximada percorrida et cetera.
Encontros com pescadores e/ou agricultores da região, em geral, merecem ser anotados, pois sempre trazem alguma informação inedíta, além da boa conversa.
Quando estou cansado e não tenho a força de escrever, durmo na rede com o caderno no peito para não esquecer de redigir meu relato logo que acordar, no amanhecer do dia seguinte... despertado pelos passarinhos que vem dar-me o bom dia.
Bom dia !!!