terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Corucão (Chordeiles nacunda)





O corucão é uma ave caprimulgiforme da família Caprimulgidae, que habita os cerrados da Venezuela e Colômbia até a Bolívia e Argentina, bem como todo o Brasil. Também são conhecidas pelos nomes de sebastião, tabaco-bom e tiom-tiom.

Seu nome significa: do (grego) khoreia = dança, dançar com música; e deilë = crepúsculo, fim de tarde, à noite; e do (guaraní) nacundá = bocudo, com boca grande. ⇒ (Ave) com boca grande que dança à noite ou dançarino da noite bocudo.

Características
Chegam a medir até 29,5 cm de comprimento e 71 cm de envergadura, possuindo ainda uma plumagem marrom-escura com branco na garganta, ventre e asas. A barriga branca fica escondida, contra o solo e as costas acinzentadas confundem-se com o ambiente. Mesmo a garganta branca é pouco visível na ave pousada. Ao levantar voo, surpreende pelo tamanho e envergadura. Em voo, o branco da ponta das asas e da cauda (no macho), chamam a atenção.

Alimentação
Insetívoro. Costuma sobrevoar queimadas para caçar insetos fugindo do fogo, quando sua barriga branca reflete as chamas. Sobrevoa lâmpadas para capturar presas atraídas por elas, em comportamento similar ao de acompanhar as queimadas.

Reprodução
Período Reprodutivo: Junho a Outubro

Hábitos
O maior dos bacuraus, pode ser várias vezes observado voando à luz do dia quando perturbado em seu ponto de repouso. Entretanto é no cair da tarde que inicia seus vôos de caça de insetos, quando patrulha seguidamente uma área e faz mudanças bruscas de direção. Sobrevoa em voos de caça, algumas vezes em grupos de várias dezenas, destacando-se pelo tamanho e silhueta de asas longas com pontas finas. Seus pousos diurnos estão nos campos com capins baixos surgidos ao longo dos corixos e baías. Camufla-se muito bem na paisagem, apesar do tamanho.

Distribuição Geográfica
Cerrados da Venezuela e Colômbia até a Bolívia e Argentina, bem como todo o Brasil.