segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Expedição Vale do Assu de oito ou catorze dias


Para quem não tiver muita pressa sempre sugerimos de planejar uma aventura a bordo das canoas IGARUANA com uma duração maior dos cinco dias canônicos da maioria das expedições que efetuamos no Vale do Assú.
Cinco dias de duração é realmente o mínimo necessário para apreciar um pouco o Vale do Assú em nossas aventuras em canoa.
Acrescentar alguns dias à duração básica  de uma expedição permite ampliar o valor da experiência por muitos fatores: podemos, por exemplo, inserir umas boas trilhas ou talvez uma visita a outra vila ribeirinha no nosso itinerário, enriquecendo a variedade, assim como podemos simplesmente reduzir a carga horária de remada diária e apreciar com mais tranquilidade os locais visitados, tendo mais tempo para a fotografia, a pesca, a leitura ou o dolce far niente mesmo, tão legal de se exercitar no meio da natureza, no silencio total.
Já uma expedição de duas semanas de duração fica uma verdadeira aventura, que vale a pena planejar bem,  pois ao longo dos catorze dias é possível realmente inserir muitas atividades. 
Assim como as expedições de cinco dias, as aventuras IGARUANA de oito ou mais dias são planejadas conforme os interesses dos participantes. Por isso é muito importante a reunião previa do grupo dos participantes de cada expedição: os interesses, a forma física, as necessidades especiais que podemos ter são examinados e um itinerário da aventura é planejado conforme tudo isso.  
As diferentes épocas do ano também podem influenciar os itinerários das expedições. Em época de festas juninas, por exemplo, é possível visitar as vilas onde acontecem festejos populares tradicionais.
Para uma ou mais famílias que queiram participarem de uma aventura IGARUANA, com certeza aconselhamos a expedição de oito dia, que nos permite ficar acampados em uns bons locais por uma noite a mais, permitindo quebrar o ritmo da aventura e manter vivo o interesse dos mais jovens.
Para os fotógrafos também, assim como para os amantes do birdwatching, poder dispor de algum dia a mais, enriquece a possibilidade de fazer algum encontro raro e inesquecível, dormindo em ilhas no meio do rio, habitadas apenas por aves e pássaros.
O prazer em conhecer o Vale do Assú dilatando o tempo de permanência tem a ver também com a capacidade de entrar no ritmo deste ecossistema único no planeta: a caatinga, com seu calor danado no verão e o maior milagre da natureza no inverno, quando o sertão, após uma chuva boa, fica tudo verde!
No verão, quem nunca foi no sertão vai precisar de um dia ou mais para aclimatar-se ao calor, mesmo ficando na sombra nas horas mais quentes do dia.
No inverno, por outro lado, pode-se ter a sorte de pegar um dia de chuva continuo, caso raríssimo no sertão,  e decidir ficar o tempo inteiro por baixo da lona no rancho, tomando café e contando causos, ou sair por um rolezinho em canoa, fotografando as grandes aves preguiçosas que ficam estoicamente por baixo da chuva ...
Enfim, não falta razão para alongar sua aventura e ficar no Vale do Assú por um tempo maior. De qualquer jeito, cinco, oito ou catorze dias são apenas um primeiro contato com esta região do Rio Grande do Norte, que desde a pré-história foi berço natural da civilização humana no Nordeste brasileiro e sul-americano.
Como para todas as expedições IGARUANA, numero mínimo de participantes 02 e máximo 08. Interessados, entrem em contato pelo e-mail igaruana.org@gmail.com