quinta-feira, 14 de março de 2013

Equipamento fundamental de segurança: o colete salva-vidas

Foto de Tito Rosemberg

O colete flutuador, ou salva-vidas, é o mais importante equipamento de segurança na canoagem turística e seu uso é imprescindível durante as expedições IGARUANA.
Desde o começo, determinamos o uso obrigatório do colete durante nossas atividades aquáticas para garantir o maior grau de segurança a todos os participantes, sejam eles bons ou maus nadadores, canoeiros experientes ou novatos.
Ter um colete na canoa e imaginar que você conseguirá vesti-lo na hora da emergência é um grande erro de avaliação, que, sem quiser ser dramático, pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Portanto, durante nossas aventuras em canoa, para maior segurança do grupo, estamos sempre todos usando o colete salva-vidas. Sem exceções.
Os coletes flutuadores que utilizamos durante nossas aventuras foram projetados especificamente para a canoagem turística, com ampla abertura de braços, fáceis de vestir e com diversos ajustes que permitem um bom conforto.
Tecnicamente, o principal objetivo de todos estes ajustes é impedir que, uma vez na água, o colete tenda a deslocar-se no tronco, subindo no corpo até chegar a obstruir a visão e/ou o movimento dos braços.
Após escolher o tamanho certo, vista o colete e ajuste-o bem ao seu corpo. Depois de tê-lo bem ajustado, você precisará apenas utilizar o zíper frontal, que facilita o uso cotidiano de pôr e tirar este fundamental equipamento de segurança.
Um colete flutuador bem vestido e ajustado resulta ser de grande conforto ao longo de uma jornada de remo, pois mantém a postura do tronco mais firme e reduz o cansaço.
Não espere de estar a bordo para vestir o colete. Enquanto as canoas estão sendo aprontadas pra jornada, vista logo seu colete e tome um banho refrescante no rio: confira que o salva-vidas esteja bem vestido, acenando algumas braçadas de nado livre. Ajuste-o melhor se for necessário, mas sem exagerar. 
Todos os coletes IGARUANA estão equipados com um apito, que permite sinalizar a própria presença em caso de necessidade ou emergência, chamar a atenção de outra embarcação que vem sem ver-nos etc.  
Durante os momentos de descanso, não utilize o seu colete para outros fins que o próprio, por exemplo como travesseiro ou almofada, pois isso pode danificar as qualidades de flutuação do equipamento.
Em caso de frio ou de chuva, lembre-se que o colete é a peça que fica por cima de todas as outras: agasalho ou capa de chuva, portanto, devem ser usados sempre por baixo do colete.