quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tipos de remada


por Sarah Winkler

Você já percebeu que, exceto pelo vento, toda a energia usada para mover a sua canoa pela água é transmitida por seu remo? Todas as remadas funcionam com o mesmo princípio: para cada ação há uma reação igual e contrária. Esta é a terceira lei do movimento de Newton.
As remadas mais básicas servem muito bem aos propósitos de um canoísta iniciante. Essas remadas versáteis e simples podem ser aperfeiçoadas quando o canoísta torna-se mais experiente. Vamos dar uma olhada em algumas das remadas mais comuns. Todas elas usam uma mão na haste e outra na empunhadura. Como você já viu anteriormente, a mão da haste é a que fica por cima e a mão da empunhadura fica por baixo.
Para mover a canoa para a frente, use a linha reta, que é uma remada bem básica. Estique o remo para a frente sem mudar a posição do corpo. Conforme a pá atinge a água, puxe para trás com a mão inferior e empurre a mão superior com a mesma força.
Use o remanso para mover a canoa para trás. Estique o seu remo em linha reta para trás com os dedos voltados para baixo. Coloque a pá na água e empurre para a frente.
Se você planeja fazer um passeio de canoa, será muito útil ter um conhecimento básico da física da canoagem. Os princípios da velocidade, força e do movimento se aplicam diretamente à maneira do remo e da canoa interagirem com a água. Por exemplo, quanto mais forte você remar, mais rápido sua canoa se moverá. Quanto maior o peso, seja ele dos passageiros, da canoa ou da carga, maior será a força necessária para remar. Além disso, trabalhar fora de sincronismo com o seu parceiro, ou com níveis de força desequilibrados, forçará a canoa a seguir em uma terceira direção. Isso pode ser usado como uma vantagem que permite manobrar ou uma desvantagem que tornará mais difícil controlar a canoa.



Em alguns momentos, você simplesmente vai querer deixar a sua canoa quieta. Use a remada de sustentação para evitar o avanço. Uma forma de parar a sua canoa é remar na direção oposta à que você estava remando, o oposto da linha reta. Outra maneira de fazer isso é remar horizontalmente ao longo da canoa. Empurre a mão da empunhadura para cima em direção ao corpo enquanto empurra a haste contra a canoa com a sua mão inferior.
Quando quiser mudar a direção da canoa, use a conversão ou tração. Com esta remada, você pode girar a sua canoa ou colocá-lo na transversal. Para mover a canoa na direção do seu lado de remagem, mantenha a posição de suas mãos no remo. Abaixe a mão da empunhadura com os dedos virados para cima e estique a pá de forma alinhada com seus quadris e com a parte chata da pá em direção à canoa. Coloque a pá na água. Em seguida, enquanto empurra a mão da empunhadura paralelamente ao seu corpo em direção à água, com a mão da haste empurre a parte inferior do remo em direção à canoa, conseguindo assim ações iguais de empurrar e puxar.
O oposto da tração é o empurrão, que impulsiona a canoa para longe do lado da remada. Coloque a pá na direção inferior e ligeiramente por baixo da canoa, de forma que a parte plana fique de encontro com a lateral da canoa. A mão da empunhadura deverá estar para fora da água, como se você estivesse tentando soltar a canoa com o remo. Empurre com a mão da haste e puxe com a mão da empunhadura usando força igualada.
Para manter um curso reto e anular a movimentação lateral causada pelo vento ou pelas remadas do remador na popa, use a remada em j. Inicie essa remada como você faria com a linha reta. Quando o remo chegar na região dos seus quadris, comece a afastar a pá da canoa virando a empunhadura em sentido horário. Aplique pressão contínua contra a água pressionando com a mão da haste e puxe com a mão da empunhadura. Ao terminar, a pá deverá estar em uma posição com a parte plana paralela à lateral da canoa.
Se você estiver posicionado na popa, outra remada que você usará será a varredura. Use-a para virar a proa do seu lado de remada da popa sem afetar a velocidade. Com a mão da empunhadura no nível da cintura e a parte plana da pá voltada para a frente, estique o seu remo na lateral alinhado com o seu quadril e arraste horizontalmente ao longo da popa. Puxe com a mão inferior e empurre horizontalmente com a mão da empunhadura para conseguir alavancagem.
Dependendo da direção em que você pretende virar a canoa, aqui estão algumas maneiras de virar sua canoa:
- ambos remadores fazendo tração;
- a proa executa uma varredura reversa e a popa executa uma varredura para frente;
- a proa executa o remanso e a popa executa uma linha reta;
- ambos dão um empurrão;
- a proa executa varredura para a frente e a popa executa uma varredura reversa;
- a proa executa uma linha reta e a popa executa um remanso.
A essa altura você provavelmente já deve ser capaz de remar de olhos fechados.

fonte: http://viagem.hsw.uol.com.br/canoagem4.htm

Nenhum comentário: