quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Recomendação #4 Botas para trilhas em acampamento

Em acampamento selvagem, no sertão do Nordeste brasileiro, use sempre um bom par de botas para trilhas e tire-as só para ir tomar banho e dormir. A natureza da Caatinga, composta por muitas plantas xerófilas, é um tanto hostil e devemos precaver-nos contra todo espinho e outras asperidades sertanejas, que possam ferir nossos pés.
À noite, nunca ande descalço. Quando for a hora de deitar para dormir, guarde suas botas num local apropriado, longe de formigueiros, cupinzeiros, montículos de folhas e outros restos vegetais etc. Feche a boca delas com suas meias para não facilitar a entrada de algum animal curioso, como sapos, pequenas cobras, aranhas, escorpiões, entre outros, que aproveitam das horas noturnas para agir e não dormir.
As Aranhas Marrom  (Loxosceles), conhecidas como brown spider, ou também banana spider, no Exterior, que são umas das poucas aranhas realmente perigosas no Brasil, adoram ficar nos sapatos.
Assim, lembre-se sempre de sacudir bem seus sapatos antes de calçá-los novamente. Faça o mesmo com toda a roupa, antes de vestir-se. Vire as meias ao avesso para examina-las e bata as luvas de tecido que usamos quando remamos. Olhe dentro do seu chapéu também, antes de colocá-lo na cabeça. Nunca se sabe o que podem conter.

Nenhum comentário: