sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O Rio dos Cavalos


Contudo a motocicleta de pequena cilindrada, como já comentei em algum meu relato, venha substituindo maciçamente, no Vale do Assu, o uso do cavalo e do jumento, como meios de transporte, carga etc, reparei que na região da Várzea¹, pelas suas características morfológicas, o cavalo continue sendo muito utilizado pelos moradores locais.
Não por nada, um dos braços principais do rio Assu, ao banhar as ribeiras do município de Carnaubais/RN, é conhecido localmente como Rio dos Cavalos².
Nesta foto, um grupo de cavaleiros vadeia o rio nas proximidades da ponte que leva à cidade.


¹
Planície de inundação, ou várzea, é toda a região à margem de um curso d'água que fica inundada durante as cheias. São áreas muito propícias à agricultura devido à fertilidade do solo. Tais áreas se desenvolvem sobre a calha de um vale preenchido por solo aluvionar, sobre o qual os meandros serpenteiam devido à baixa declividade do curso do rio, o qual, em épocas de cheia, extravasa sua margem original e inunda a região adjacente.
As planícies de inundação ocorrem normalmente no baixo curso dos rios, onde o relevo — mais desbastado pela erosão do que à montante — apresenta pequeno gradiente topográfico; em consequência, a energia da corrente fluvial é diminuída e não consegue carregar muito da carga sedimentar do rio, que é depositada, colmatando o vale.  


² A denominação Rio dos Cavalos é antiga, sendo citada por Câmara Cascudo em seu livro "Nomes da Terra", 1968

Fotografia de Jack d'Emilia
(Clique na foto para amplia-la)

Nenhum comentário: