terça-feira, 30 de maio de 2017

Expedição Mesopotâmia Reloaded [vídeo]



Após o sucesso da primeira expedição em canoa canadense na mesopotâmia do Vale do Assu, organizamos uma segunda aventura na região à jusante da Barragem ARG, propriamente denominada de Várzea do Assu.
Um percurso de aproximadamente 25 km para apreciar com calma: 5 dias, 4 noites, com acampamento final nas proximidades de Ipanguaçu/RN. Todos os dias, em companhia do cachorro, aproveitamos para praticar breves trilhas para conhecer melhor a região.
Entre as dificuldades, a passagem por baixo de algumas cercas de arame farpado, no meio do rio, e uma portagem, onde as águas do rio seguem por manilhas, que não comportam a passagem de uma canoa, abaixo da rua Moisés Soares (Assu/RN).
Planície de inundação, ou várzea, é toda a região à margem de um curso d'água que fica inundada durante as cheias. São áreas muito propícias à agricultura devido à fertilidade do solo. Tais áreas se desenvolvem sobre a calha de um vale preenchido por solo aluvionar, sobre o qual os meandros serpenteiam devido à baixa declividade do curso do rio, o qual, em épocas de cheia, extravasa sua margem original e inunda a região adjacente.
As planícies de inundação ocorrem normalmente no baixo curso dos rios, onde o relevo — mais desbastado pela erosão do que à montante — apresenta pequeno gradiente topográfico; em consequência, a energia da corrente fluvial é diminuída e não consegue carregar muito da carga sedimentar do rio, que é depositada, colmatando o vale.

Nenhum comentário: