quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Expedição Itacoatiara no Vale do Assu - Março de 2015


5 dias de aventuras em canoa canadense no sertão potiguar. Vamos aventurar-nos no mais original e autentico ecossistema do Rio Grande do Norte, a Caatinga do Vale do Assú, navegando nas águas do maior rio da região, que desde a pré-história foi berço natural da civilização humana no Nordeste brasileiro e sul-americano.
Eis um programa ideal para quem procura realizar uma aventura na Natureza num ritmo tranquilo e em total harmonia com o meio ambiente.
A bordo das canoas IGARUANA vamos descobrindo as belezas da flora e da fauna sertaneja do Vale do Assu, vivenciando uma experiência única e inesquecível.
No terceiro dia de expedição, trilha ITACOATIARA de aprox. 18km até a Pedra Pintada.

Expedição Itacoatiara no Vale do Assu
8 a 12 de março de 2015

R$. 900,00* p/pessoa
Numero mínimo de participantes: 2 - máximo: 8

1° dia
Saindo do Sitio Araras, vamos remando e remontando o rio Assu até a antiga cidade de São Rafael. Almoço e lanches no meio do caminho. Pernoite no Campo Echo, nas proximidades do porto das canoas de São Rafael.

2° dia
Remada até o porto das canoas de São Rafael. Caminhada até a cidade, visita à feira livre e almoço regional. Saindo de São Rafael, passando pelas ruínas da cidade, remada até o Sitio Mutamba. Pernoite no Campo Teteu.

3° dia
Dia da Trilha ITACOATIARA [em Tupi: ita = pedra + coatiara = pintada]. Trata-se de uma Itacoatiara da sub-tradição Ingá, uma marca do passado remoto típica da região Seridó e Nordeste em geral. Distante cerca de 9km. do Sítio Mutamba, justamente na Serra das Pinturas, à beira de um riacho temporário, que seca na época da estiagem, de outubro a fevereiro, encontra-se uma série de pinturas rupestres pré-históricas, algumas das quais, tristemente, foram vandalizadas no passado mais recente por bárbaros modernos.
Uma pedra maior esta cheia de inscrições, enquanto outras gravuras singelas se encontram nas rochas menores. Um sítio arqueológico praticamente desconhecido, que principalmente serve de bebedouro pro gado criado solto na região além dos bichos silvestres e uma multidão de aves que passam por ali.
É importante levantar cedo para tomar café e sair para a caminhada por volta das 5h30. O percurso é misto, alternando trilhas pelas encostas da serra a caminhadas em vastos tabuleiros. Pausas para lanche no meio do caminho. Almoço grelhado na sombra à beira do riacho da Pedra Pintada. Volta ao campo base antes do anoitecer.

4° dia
Remada até a Ilha Grande de São Rafael. Banho de rio e lanche. Remada até a Ilha do Morcego. Trilha até o Rancho Secreto antes do almoço. Almoço e descanso na sombra de um juazeiro gigante. Remada até a Ilha do Velho Jaime. Jantar e parada noturna

5° dia
Remada até o porto das canoas da vila de Torrões. Caminhada até a vila. Descanso e lanche. Volta às canoas. Almoço numa casa de taipa à beira-rio. Remada e volta à Base Igaruana do Sitio Araras antes do pôr do sol.

* Estão incluídos nesse valor:
• o uso de todos os equipamentos¹ empregados durante a expedição (canoa, remos, saco estanque, colete flutuador, etc.);
• todos os pernoites em barraca com colchão inflável;
• 05 refeições por dia durante a expedição, mais o jantar do dia de chegada à Base Araras e o café da manhã do dia de saída.
•01 refeição de comida regional (com suco) na feira de São Rafael

NÃO está incluído nesse valor o transporte² para e de Sítio Araras, base operacional de saída e volta das nossas expedições.

NÃO estão incluídas nesse valor bebidas alcoólicas e outras bebidas de produção industrial (refrigerantes, energéticos, etc.).

¹ Todos os equipamentos são fornecidos aos clientes em regime de consignação, ficando o usuário responsável por sua conservação e devolução em bom estado. Garantimos equipamentos de alta qualidade e sempre em ótimas condições de uso e conservação para seu prazer e segurança.

² É muito fácil e econômico ir e voltar do Sítio Araras de ônibus, seja de Pipa que Natal: o valor da ida/volta Pipa/Sitio Araras/Pipa atualmente è de aproximadamente 70R$. por pessoa. È viajando de ônibus que começamos logo a conhecer o Brasil mais autêntico, seu povo e sua cultura multiface. Para quem tem ou alugou um carro, neste site está explicado como chegar facilmente à Base IGARUANA.

Nenhum comentário: