sexta-feira, 19 de abril de 2013

Março de 2013: o mais seco dos últimos 103 anos


De terços em mãos e velas acesas, o sertanejo implora misericórdia a São José. Desde 1911, nunca choveu tão pouco no mês de março, com precipitações que não chegam a casa dos dois dígitos.
As previsões de chuvas para 2013, são desanimadoras. Desde 1911, nunca choveu tão pouco no mês de março no Rio Grande do Norte. Foram, em média, 29,6 milímetros no mês. O montante é 5,6 vezes menor do que o esperado para o período. A consequência disso: hoje 136 cidades, incluindo o litoral, são consideradas áreas muito secas. Chuva de março foi 5,6 vezes abaixo da média.
O Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte divulgou nesta quarta-feira (03) análise das chuvas ocorridas em março de 2013 em todo o Estado.
"O ano de 2013, com relação à ocorrência de chuvas, está mostrando uma condição de seca. As condições não favoráveis referentes ao campo da temperatura das águas do Oceano Atlântico até o mês de março, confirmam as previsões de chuvas abaixo da média para o período. Na análise das chuvas ocorridas (ver arquivo abaixo) onde estão as chuvas observadas em março de 2013 e a expectativa para mês (climatologia), as chuvas apresentaram desvios negativos em todas as microrregiões com os maiores desvios concentrados na região Oeste do Estado. Na análise da chuva acumulada até o mês de março é observado que em média no Estado o desvio absoluto é de 248,4mm e que o maior desvio está na microrregião de Umarizal com -324,8mm."

Para ter acesso ao documento completo, basta clicar AQUI.