terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Na Pista dos Grandes Caçadores do Nordeste


As pesquisas arqueológicas no Nordeste do Brasil, na última década, proporcionaram uma radical mudança no enfoque do povoamento pré-histórico da região.
Não só surgem, cada vez mais, as evidências de que a presença humana nesses quadrantes é antiga de dezenas de milhares de anos, como igualmente antiga é sua interiorização continental, como plenamente demonstrada pelas evidências esclarecedoras de São Raimundo Nonato, no Piauí.
Se a mudança, de um lado, enevoa antigas ilações científicas, de outro, abre novas perspectivas no re-estudo dos resultados de trabalhos arqueológicos acumulados ao correr dos anos, quando refletido contra esta nova realidade.
Tendo como guia a aceitação da presença do homem no Piauí desde cerca de 47.000 anos atrás, é compreensível que se aceite, portanto, a necessidade, não só da revisão bibliográfica, mas do reexame das descobertas e teorias arqueológicas anteriores em relação aos elementos nos quais foram baseados os raciocínios, sendo, no caso desse trabalho, aqueles referentes ao Rio Grande do Norte.

Leia o inteiro estudo de Walner Barros Spencer
de Natal / Rio Grande do Norte

Bacharel com licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também concluiu o doutorado em Ciências Sociais (Antropologia). Habilitado em arqueologia e exerce a função de professor na UFRN e Universidade Potiguar, nas disciplinas de Arqueologia, Pré-História e Formação Histórica do Rio Grande do Norte

Download de Na pista dos grande caçadores do Nordeste

Nenhum comentário: